Por uma lancheira mais saudável


Agradando ao paladar dos filhos com um lanchinho saudável e nada de bolacha recheada

Por Mariana Della Barba 7/fev/2013 08:08
Imagem
 
 
Para quem tem filho, esses dias estão tomados por um só tema: a volta às aulas. Eu já falei da adaptação das crianças e dos pais, a Adri falou da falta de educação no trânsito na porta das escolas e a Ana falou de um momento de reflexão nessa hora tão atribulada.
 
Só que agora eu pensei em tratar de algo mais prático: o que colocar na lancheira do filho? Por um lado, você quer encher de coisas que ele goste, certo? Mas, por outro, sabe que não dá para lançar mão de bolachas recheadas e outros quitutes nada nutritivos. 
 
A ideia é fazer um lanche saudável, balanceado e que dê energia pra ele(a) continuar até o fim da manhã ou da tarde. 
 
Mas, sejamos francos, ninguém hoje em dia tem muito tempo livre para bolar lanches elaborados, como aquelas marmitinhas (bentôs) que as japonesas fazem, imitando personagens de desenhos ou paisagens fofas. 

 

Então, é preciso ser prático, para preparar rapidinho algo gostoso e saudável. Eu nem longe consigo me organizar para deixar tudo planejado no início da semana ou algo assim. Mas eu tento 🙂
 
E compartilho aqui algumas dicas:
 
– 3 itens: na escola do meu filho, a regra sempre foi levar uma fruta, um suco e algo com carboidrato (pão, bolo, bolachinhas). Costumo seguir essa fórmula, que acho ótima.
 
 
– Fruta: que tal pedir ajuda para seu filho na hora de escolher? Assim é menor o risco de ele não comer. Eu costumo optar por frutas práticas, como maçã e banana, ou mando outras picadinhas, como manga e melão.
 
– Suco: na escola do Theo, eles fazem suco na hora se você mandar uma laranja ou um limão. Acho bacana fugir dos sucos de caixinha, muito industrializados. Uma garafinha térmica aguenta bem, por algumas horas, sucos como manga ou laranja.
 
– Bolo: prefiro os simples, sem caldas nem nada.  São uma opção mega prática, tanto que dá até dá para deixar já embalado no dia anterior. 
 
– Pão: Também dá para fazer sanduichinhos de presunto, peito de peru, requeijão, geleia ou patê, como os de ricota. Bisnaguinhas são uma mão na roda – eu prefiro as integrais, que são mais saudáveis.
 
– Torta: Uma receita de torta de liquidificador com legumes e, quem sabe, frango desfiado 
rende lanche para vários dias
 
– “Aperitivo”: Uma das opções favoritas do Theo! Palitinhos integrais (desses para aperitivo) com um potinho de requeijão, que misturo  com iogurte natural, para ficar menos espesso.
 
– Milho: acredite, uma espiga pequena de milho cozido faz a alegria do meu filho na hora do lanche, mesmo que não esteja quentinha e com a manteiga derretendo como a que comemos na praia 🙂 
 
– Outros legumes: cenouras (picadas ou das mini) e tomatinho cereja. 
 
– Queijo branco: picado em cubinhos. Vale lembrar que é preciso um lugar para refrigerá-los na escola, já que podem estragar, especialmente em dias quentes.
 
– Uva passa: docinha, saudável e superprática. Também é bacana misturar com outras frutas secas, como damasco, e com amêndoas ou castanhas.
 
– Granola: coloco num pote plástico pequeno, para o Theo comer com alguma fruta picada, tipo manga, ou para colocar dentro do iogurte. 
 
– Ovo: tenho um filho “ovomaníaco”, que adora quando eu mando ovinho de codorna cozido na lancheira. Pra ele, descascar o ovo na hora do lanche faz parte da diversão!
 
E seu filho? Tem merenda na escola ou você manda o lanche de casa? E o que tem de bom na lancheira dele?
 
ps: obrigada às amigas que deram dicas incríveis de lanches criativos e saudáveis 🙂
 
Obrigada pela visita! Seu comentário será publicado após aprovação.

