Comparando o aprendizado: Felício Luiz Pereira (EMEF)


comparação

 

Acessem essa págica clicando aqui:  http://www.qedu.org.br/escola/201220-emef-felicio-luiz-pereira/compare

O que é o QEdu?

 

É um portal aberto e gratuito, onde você irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. Queremos que, por meio do QEdu, toda a sociedade brasileira tenha a oportunidade de conhecer melhor a educação no país.

Quais as informações disponíveis?

 

No QEdu, você encontra informações sobre o aprendizado dos alunos do 5º e 9º anos em matemática e português; o perfil dos alunos, professores e diretores; o número de matrículas; taxas de aprovação, abandono e reprovação; e informações sobre infraestrutura escolar. Os dados são da Prova Brasil e do Censo Escolar.

De quem é a iniciativa?

 

Esse é um projeto inédito desenvolvido em parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann. Aplicamos tecnologias inovadoras e referenciais teóricos sólidos para dar vida aos números sobre a educação brasileira.

 

O que é a Prova Brasil?

 

A Prova Brasil é uma avaliação educacional nacional que oferece o mais completo e detalhado retrato da qualidade do aprendizado nas redes públicas de ensino do Brasil. Ela faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e avalia duas competências dos alunos: a de leitura e interpretação de textos (português) e a resolução de problemas matemáticos (matemática).

Todos os alunos brasileiros de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas com pelo menos 20 alunos nas séries avaliadas, realizam a prova. A Prova Brasil fornece resultados por escola, município, estado e Brasil.

 

Como é medido o “aprendizado adequado” apresentado no QEdu?

 

De acordo com o número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. Neste Portal consideramos que alunos com aprendizado adequado são aqueles que estão no nível proficiente e avançado. Esse conceito é o mesmo utilizado pelo movimento Todos Pela Educação para estabelecer suas metas e se baseia em parecer de seu comitê técnico composto por diversos especialistas em educação.

Para o 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 200 pontos em Português e 225 pontos em Matemática. Para o 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 275 em Português e 300 pontos em Matemática.

 

 

O que mais está disponível?

 

Os alunos participantes da Prova Brasil, seus professores e o diretor da escola respondem a questionários sobre o perfil, práticas de estudo, práticas de ensino, percepções e ocorrências na escola. Existe ainda o Censo Escolar, com dados sobre infraestrutura e matrículas. Tudo isso você encontra no QEdu.

http://www.qedu.org.br/

Anúncios

3 thoughts on “Comparando o aprendizado: Felício Luiz Pereira (EMEF)

  1. professora Simone,muito obrigada por mais um ano de ensino!No 3 ano quando voce entrou toda a sala disse que vc era chata!Mas não vc é mt legal!mais uma vez obrigada!vai esse versinho: Voce é dez voce é mil,é a melhor professora do Brasil!

Obrigada pela visita! Seu comentário será publicado após aprovação.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s