Como assistir no Brasil a Máxima Aproximação de Júpiter em 08/03/2016


Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, e em condições normais já é o objeto mais brilhoso do céu (perdendo apenas para a Lua, é claro). Possui um brilho três vezes maior do que à estrela mais brilhante do céu noturno, Sirius. Foi um dos primeiros objetos escolhidos por Galileu para apontar seu rudimentar telescópio, há cerca de 400 anos atrás.

Este posicionamento ideal ocorre quando Júpiter é quase diretamente oposto ao Sol no céu. Uma vez que o Sol atinge sua maior distância abaixo do horizonte à meia-noite, o oposto ponto para ele é mais alto no céu ao mesmo tempo.

Ao mesmo tempo que Júpiter faz oposição ao Sol, ele também faz a sua maior aproximação à Terra – denominado seu perigeu – o que o torna mais brilhante e maio

Isso acontece quando Júpiter fica em frente ao Sol no céu, e o sistema solar está alinhado de modo que Júpiter, a Terra e o Sol formam uma linha reta, com a Terra no meio.

jupiter oposicao ao sol

Júpiter estará bem posicionado para observação, na constelação de Leão. Ele sobe 7 ° acima do horizonte leste e atinge o seu ponto mais alto no céu as 00:25, 68 ° acima do seu horizonte norte. Será visível para grande parte da noite, atingindo o seu ponto mais alto no céu da meia noite. No horário de Brasília, será visível das 19:01 até as 05:44, quando ele se põe a 8 ° acima do seu horizonte ocidental.

Se você dispõe de um telescópio, esta é a melhor época para observar o gigante do nosso Sistema Solar. Júpiter está tão brilhante que nem é preciso um mapa do céu para encontrá-lo, basta olhar pro céu e você virá o majestoso gigante do Sistema Solar destacado. Nessa época do ano, Júpiter fica visível no céu durante toda a noite, nascendo a leste durante o pôr do Sol e se pondo do oeste durante o amanhecer.

Nesta ocasião, Júpiter vai estar a uma distância de 4,44 Unidades Astronômicas (UA), brilhando com magnitude de -2,5.Um bom par de binóculos já seja suficiente para revelá-lo como um circulo iluminado, assim como é possível observar suas luas.

A transmissão ao vivo será apresentada pelo astrônomo Paul Cox, narrada pelo astrônomo Bob Berman e conta ainda com a participação de convidados especiais (em inglês).

Jupiter nas próximas semanas

Ao longo das semanas seguintes a sua oposição, Júpiter irá atingir o seu ponto mais alto no céu quatro minutos mais cedo a cada noite, se afastando gradualmente do céu da manhã, antes do amanhecer, permanecendo visíveis no céu à noite por mais alguns meses.

Fonte: http://optclean.com.br/como-assistir-no-brasil-a-maxima-aproximacao-de-jupiter-em-08032016/

Anúncios

Obrigada pela visita! Seu comentário será publicado após aprovação.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s